O que é Marketing pessoal e porque é importante para sua carreira?

O que é Marketing pessoal e porque é importante para sua carreira?

Aplicar as táticas do marketing pessoal é uma das formas de melhorar seu posicionamento no mercado de trabalho, uma estratégia que vai ajudar a encontrar seus pontos positivos e negativos e assim conseguir trabalhar melhor sua imagem profissional e pessoal.

Para iniciar esse artigo vamos primeiro entender o básico do que é o Marketing, assim fica mais clara a importância do marketing pessoal.

No Brasil foi a Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, em 1954, que introduziu o conceito de Marketing ou de mercadologia no Brasil. A palavra Marketing foi aportuguesada somente no final da década de 1980.

Segundo a American Marketing Association (AMA), o “Marketing é a atividade, o conjunto de instituições e os processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.

A partir dessa definição podemos notar que não se trata de se vender ou tornar-se um produto comercial, mas sim trazer valor para si, saber usar as ferramentas do marketing como a comunicação e a identificação dos atributos pessoais ao seu favor, agregar pontos as sua habilidades.

Dicas de marketing pessoal:

Cuide da sua aparência

Cuidados com a limpeza pessoal é o primordial, estar sempre limpo e apresentável é o básico do marketing pessoal, lembre-se da frase “a primeira impressão é a que fica”, você já deve ter ouvido essa expressão algumas vezes e neste caso vale a pena prestar um pouco mais de atenção nela.

Não significa que você deva renovar todo o guarda roupa e comprar roupas caras ou seguir tendências da moda, e sim, estar sempre apresentável, já que as pessoas que não te conhecem vão traçar seu perfil através da primeira imagem que você apresentar a elas.

Embora não seja necessário a compra de roupas caras é importante ter algumas peças de roupas que podem te ajudar a atingir alguns objetivos, lembre que a imagem visual que você passa é o que as pessoas assumem como sua personalidade, ou seja, caso queira passar a impressão de ser uma pessoa mais séria ou apta para tais cargos da empresa o primeiro passo está na forma em que você se veste e se comporta.

Comportamento

Deixe sua marca por onde passa, a maneira com que você se comporta é fundamental para te ajudar a alcançar objetivos na sua carreira profissional. Já parou pra analisar em como um bom líder se comporta? Como as pessoas se comportam perto dele? Essas coisas estão relacionadas a presença dele diante dos outros, são as informações que ele transmite através da sua forma de vestir, andar e se comportar. Por isso, você pode usar os atributos de um líder ao seu favor para alcançar o que deseja ser, lembrado que não se trata apenas para esse cargo.

Comece a ver como as pessoas que você admira e te inspiram se comportam, veja quais aspectos deles você pode aprender e tente aplicar no seu dia a dia.

Mostre que você se importa

Não há melhor forma de ser notado do que ser proativo, é só tomar cuidado com não ser forçado ou aparecer em momentos em que realmente não era necessário. Antes de sair para a batalha verifique se você tem todos as ferramentas adequadas para o sucesso.

Claro que você também pode até não entender bem o assunto que precisa ser resolvido, mas ter a vontade de aprender e demonstrar interesse mínimo já ajuda a mostrar que você se importa com o bem estar da empresa em que trabalha. As pessoas vão te enxergar como uma pessoa disposta a ajudar, isso vai melhorar sua imagem dentro do ambiente em que você estiver.

Seja antenado

Outra forma de ser proativo é trazer novidades, veja o que é tendência na área em está, quais são as perspectivas para o futuro do ramo, quais soluções estão sendo aplicadas para problemas relacionados ao do seu meio. Aparecer com novidades na empresa demonstra que você é uma pessoa que pensa mais além, que busca refrescar a mente, são atributos que geram destaque para sua imagem.

Buscar referencias, saber o que está sendo discutido na sua área de interesse trará benefícios não só para sua imagem, mas também para sua bagagem de conhecimentos. As ideias não surgem do nada, ao contrário do que muitos pensam, as ideias são cultivadas e podem demorar tempo para dar frutos, por isso é importante sempre alimentar sua mente com informações novas, isso vai impulsionar sua criatividade e regar as ideias que você já vem cultivando a um tempo ou criar uma novíssima.

Planeje seus objetivos

Você têm as ferramentas básicas, agora falta planejar qual será sua aplicação e finalidade, pois de nada adianta ter todos os recursos em ação e não ter estabelecido um objetivo conciso sobre onde você quer chegar.

Mas, sem pressa! A gente sabe como é difícil não ter pressa hoje em dia, trate de se manter calmo quanto ao futuro e vá pensando aos poucos sobre onde você almeja chegar, você não precisa ser a pessoa mais rica e famosa do mundo, pode ser que seu objetivo seja ter sucesso naquilo que você ama fazer ou ter estabilidade financeira.

O importante é ir pensando até onde você quer chegar, assim vai conseguir pensar com mais clareza sobre os passos que vai seguir, quais serão seus movimentos e quais caminhos podem te ajudar a chegar lá. Vá com calma, um passo de cada vez!

Nesse caso o marketing pessoal já é a primeira ação que você pode fazer mesmo sem saber seu objetivo final, já que sua aplicação traz benefícios em qualquer ambiente, seja no profissional ou no pessoal.

 

Outras Notícias