Introdução

O Técnico dessa vai colaborar no planejamento de marketing, na pesquisa de ações, nos planos de marketing e também durante a criação de ações de comunicação e vendas. Vai participar da elaboração de estudos de mercado para execução de estratégias efetivas.

A justificativa para a escolha do comércio situa-se da necessidade de uma maior profissionalização dos profissionais, provocada, nos últimos anos, pelos grandes desafios de competitividade colocados recentemente a esta atividade comercial, e pelo significativo aumento de sua importância no contexto econômico nacional.

Objetivo

Formar um profissional capaz de compreender o processo de criação da satisfação do consumidor através de qualidade, serviço e valor, identificando e formulando planos operacionais de marketing para os diversos tipos de empresas, sejam industriais, comerciais ou prestadoras de serviço;

Identificar e preparar estratégias de relacionamento em marketing para os diversos tipos de empresas, bem como elaborar planos operacionais de marketing de relacionamento em diferentes segmentos de mercado;

Dominar os conceitos e as técnicas de análise de mercado do ambiente de marketing, bem como formular planos de pesquisa em marketing;

Será também capaz de analisar e adequar as diferentes ferramentas tecnológicas utilizadas para o marketing de relacionamento;

Conhecer e utilizar os recursos de e-commerce no marketing;

Administrar estrategicamente o marketing mix (composto de marketing), no sentido de tornar a oferta bem ajustada ao público alvo;

Administrar os aspectos logísticos do marketing, disponibilizando produtos aos consumidores, com o mínimo de custos e o máximo de benefícios.

Mercado de Trabalho

O profissional de marketing poderá ocupar cargos neste segmento tanto empresas comerciais, industriais ou prestadoras de serviço.

Alguns dos postos de trabalho que o egresso poderá ocupar após o curso são:

Auxiliar de Marketing;

Assistente de: Marketing, de Vendas, de Telemarketing, Assistente de Logística, de segmentação de mercado;

Técnico em Pesquisa de Marketing, Técnico em Programação de Estoque, Técnico de Distribuição, Técnico de Mercado;

Supervisor de: Marketing, vendas e logística; de planejamento estratégico de marketing e segmentação de mercado, supervisor de compras e serviços de varejo;
Informações
  • Duração: 2 anos
  • Integralização Mínima: 4 Semestres
  • Integralização Máxima: 6 Semestres
  • Período: Noturno

Coordenador

Jorge Luiz Barros da Silva

Jorge Luiz Barros da Silva