Introdução

Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial e Inclusão visa oferecer o aperfeiçoamento teórico-prático na área da Educação Especial e Inclusiva por meio de um ensino de qualidade, em concordância com as novas concepções e inovações da área, bem como apresentar os avanços tecnológicos disponíveis para atuação no campo de trabalho.  As escolas públicas e particulares têm se ressentido pela falta de profissionais especializados na área da Educação Especial e Inclusiva, assim, em  um momento de plena valorização da dignidade humana, essa pós-graduação deve ser entendida  como uma proposta de formação continuada aos profissionais de diversas áreas que lecionam ou atuam na educação, permitindo-lhes aprofundarem-se no processo de inclusão de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Portanto, a escolha por essa especialização permitirá conhecer os paradigmas da educação especial e inclusiva, além de enfatizar de que maneira esses temas estão sendo tratados no panorama nacional, os tipos de deficiências e de altas habilidades e seus desdobramentos em âmbito escolar.

Objetivo

Geral: 

-Conduzir à reflexão as concepções atuais sobre as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, os distúrbios de aprendizagem, as deficiências e como lidar com a superdotação, a fim de propiciar ações educativas mais significativas na proposta inclusiva.

Objetivos específicos:

- formar professores especialistas em Educação Especial e Inclusiva, de maneira a habilitá-los à pesquisa, por meio de metodologia específicas de acordo com as normas da ABNT.

- propiciar  o conhecimento da educação especial em diversas áreas (condutas típicas, surdez, mental, visual, física e altas habilidades);

- discutir, pensar e analisar o currículo vigente e contemplar as adequações necessárias para o atendimento das diferenças;

- possibilitar mudanças de valores culturais, da política educacional;

- conhecer as políticas públicas vigentes, a fim de contribuir para qualificação profissional;

- Contribuir no suporte pedagógico aos docentes em assuntos referentes à Educação Inclusiva;

- detalhar e ampliar a abordagem da inclusão, a partir do contexto da diversidade;

- ressignificar a prática pedagógica com as diferenças;

- apresentar as áreas de necessidades educativas especiais caracterizadas no Plano Nacional de Educação, Lei 10172/2001.

Público Alvo

Alunos graduados que atuam na área da educação,  tais como pedagogos, psicólogos, licenciados em todas as áreas ou que tenham interesse  na área.
Informações
  • Duração: 12 meses
  • Período: Aos sábados, das 8h às 14h.

Coordenador

Mª. Marcia de Mattos Sanches

Mª. Marcia de Mattos Sanches