Introdução

O curso de Bacharelado Educação Física da UniSantaRita é voltado para a formação de profissionais reflexivos e sintonizados com as demandas típicas da profissão. Entende-se, desta maneira, que o Professor Bacharel em Educação Física é aquele que dispõe de sólido preparo teórico e prático na área corporal e físico-esportivo, além de possuir competências e habilidades para empreender a educação formal e não-formal. Para as aulas práticas, nossos alunos contam com toda a infraestrutura esportiva e modernos laboratórios.

Objetivo

O profissional de Educação Física será capacitado para atuar no ensino e na pesquisa, voltado à saúde e aos esportes, com uma perspectiva crítica e reflexiva sobre a realidade brasileira, capaz de atuar de forma dinâmica na sociedade em que vive, bem como pretende promover o estímulo e a qualificação contínua de seu quadro profissional, o que possibilitará um trabalho integrado entre graduação e pós-graduação, no ensino, pesquisa e extensão.

A formação de um profissional que possa atuar no ensino não formal, nos institutos e órgãos de pesquisa e de promoção da saúde, nas entidades voltadas ao desenvolvimento dos esportes entre outros.

Capacitar o futuro profissional de Educação Física quanto ao domínio dos conteúdos, métodos e técnicas específicas da área. Permitir a formação de profissionais que saibam transitar entre a Educação Física e as outras áreas do conhecimento. Valorizar e vivencie a ética, o respeito humano, a solidariedade, a visão crítica e criativa, o crescimento contínuo, a responsabilidade individual e social.

Mercado de Trabalho

O Bacharel em Educação Física poderá trabalhar em academias, clubes, associações, hospitais, hotéis, spas (hotel ou local elegante de veraneio), empresas, condomínios ou ainda atuar como personal trainer. Poderá também ser técnico ou preparador físico de equipes em alguma modalidade esportiva.

Perfil do Egresso

O aluno(a) formado(a) pelo curso de Bacharelado em Educação Física estará apto(a) a atuar com tenha autonomia, pensamento crítico, criatividade, competências e adquira habilidades que favoreçam a atuação em diversos espaços profissionais. O saber ser e saber fazer em Bacharelado em Educação Física, proposta para o curso, possibilitará a formação de Professores de Educação Física, conforme as orientações das Diretrizes Curriculares e as necessidades locais da cidade de São Paulo.

Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprio de uma sociedade plural e democrática;

Pesquisar, conhecer, compreender, analisar, avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades de atividades físicas, sejam elas: programas de exercícios físicos, jogos, esportes, lutas (artes marciais), danças, visando a formação, a ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável;

Intervir acadêmica e profissionalmente de forma deliberada, adequada e eticamente balizada, não só, nos campos do desempenho atlético e prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, mas também, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do desempenho físico (em suas diferentes dimensões), da gestão de empreendimento relacionada aos diferentes tipos de atividades físicas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas;

Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros;

Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, pessoas portadoras de deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, promoção, proteção da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática das diferentes categorias de atividades físicas;

Conhecer, dominar, produzir, selecionar e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção e a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, do rendimento físico-desportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas;

Acompanhar as transformações acadêmico-científicas que relacionem a Educação Física no contexto geral, bem como em suas relações com a saúde e qualidade de vida, mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional;

Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.
Informações
  • Duração: 4 anos
  • Integralização Mínima: 8 semestres
  • Integralização Máxima:
  • Período: Noturno

Coordenador

Alexandre Gomide Frugiuele Babo

Alexandre Gomide Frugiuele Babo