Introdução

O profissional de direito é quem conhece e cuida das aplicações das normas jurídicas vigentes de um país, este estuda o sistemas de leis que regulam as relações sociais estabelecidas. Assim, pode atuar em diversas áreas, seja no setor público, em atividades jurídicas, no setor privado, ou em outros campos, como na diplomacia, assessoria políticas, consultoria empresarial, jornalismo, entre outras áreas

Objetivo

Queremos formar um profissional ético, entendendo-se a ética não apenas em relação ao exercício da profissão, mas principalmente em relação à responsabilidade social, em uma cidade com problemas estruturais e conjunturais.

O profissional deve capaz de vivenciar uma abordagem interdisciplinar dos problemas jurídicos, e desenvolver a capacidade de pensar criticamente os problemas jurídicos a partir dos problemas sociais, políticos e econômicos.

O curso garante ao profissional uma sólida formação, tanto em disciplinas de cunho geral e humanístico, quanto em disciplinas de caráter estritamente jurídico. Dessa forma, pretende-se reunir uma visão crítica sobre o Direito e a sociedade e o conhecimento técnico necessário ao exercício da profissão.

O objetivo é formar bacharéis capazes de atuar em todos setores ligados às áreas de Advocacia, Magistratura, Ministério Público, Procuradorias Federal, Estadual e Municipal, Defensorias Públicas, Consultoria Jurídica nas esferas pública e privada e Segurança Pública. Com um corpo docente extremamente qualificado, o curso também oferece aos alunos a possibilidade de atuação como estagiários em serviços dirigidos à comunidade.

Mercado de Trabalho

O Curso de Direito da UniSantaRita foi estruturado para propiciar ao aluno conhecimentos básicos próprios da Ciência Jurídica, e também, aparelhar-lo com instrumental técnico adequado à realidade contemporânea em mutação constante e acelerado.

A área jurídica, encarada sob o ponto de vista de campo de trabalho, é a mais abrangente de todas. O profissional do Direito tem, diante de si, um imenso leque de opções. Pode escolher entre a advocacia privada e as carreiras jurídicas. Dentre as possibilidades de atuação do advogado na defesa dos interesses e direitos de seus clientes, destacamos os diversos campos: civil, comercial, penal, tributário, internacional, trabalhista, previdenciário.

No setor público temos várias carreiras jurídicas, como, procuradorias, defensorias públicas, ministérios públicos, atuando em benefício do interesse coletivo, do interesse da sociedade, magistratura, responsável pelas decisões dos conflitos individuais e sociais.

Perfil do Egresso

O Curso de Direito da UniSantaRita deverá formar profissionais com uma visão pluralista do fenômeno jurídico, compreendendo o Direito como um projeto sociocultural e não como um conjunto de regras tecnicamente elaboradas irredutíveis à discussão. Com senso ético-profissional, associado à responsabilidade social e à compreensão das implicações causais e teleológicas da aplicação do Direito, bem como à busca da liberdade e do aprimoramento do homem e da sociedade. Assim como a capacidade de assumir uma postura crítica frente à realidade quando utiliza os procedimentos do Direito, a fim de adequá-los às expectativas humanas e sociais.

A sensibilidade para buscar no Direito, posto ou pressuposto, interpretações atualizadas capazes de solucionar os problemas novos, para os quais nem sempre a legislação oferece respostas equânimes e justas.

Repensar as relações entre Direito e Democracia, buscando articular princípios libertadores e emancipadores em oposição às mentalidades conservadoras que terminam por pensar o Direito como instrumento de opressão e de dominação social;

Zelar pelo prestígio da categoria profissional a que esteja vinculado, primando pelo comportamento ético e pelo aperfeiçoamento das instituições públicas.
Informações
Inscreva-se
  • Modalidade: Presencial
  • Duração: 5 anos
  • Integralização Mínima: 10 semestres
  • Integralização Máxima: 15 semestres
  • Período: Noturno

Coordenador

André Rivail Medrado

André Rivail Medrado