Introdução

A atuação de um contador é fundamental para a organização contábil de uma empresa, seja pública ou privada, principalmente, na tomada de decisões estratégicas envolvendo custos, investimentos, tributos, entre outras atividades empresariais. O contador analisa riscos e investimentos, sempre de acordo com o mercado financeiro e político vigentes, necessários à manutenção da competitividade das organizações.

Além disso, esse profissional segue técnicas empresariais para gerenciar as contas de uma organização, por meio do controle das receitas, das despesas e dos lucros.
A função social das ciências contábeis acontece nos registros das transações efetuadas pelas empresas, bem como na evolução de seus bens patrimoniais. A contabilidade exerce um papel fundamental para a apuração de resultados e de várias situações que visam à saúde da empresa. Por isso, trata-se de uma área que requer constantes atualizações no âmbito nacional, internacional e acadêmico.

Objetivo

A UniSantaRita preza pela qualidade na formação dos profissionais na área contábil que irão atuar no mercado de trabalho, por isso tem como objetivos:

- apresentar conteúdos afinados com a evolução desse mercado, incorporando métodos atualizados, avanços tecnológicos e conhecimentos específicos exigidos aos futuros profissionais.

- enfatizar um dos campos mais importantes para o futuro profissional que é a auditoria para não apenas torná-lo um “Perito Contador”, mas um profissional que vai além da perícia contábil.

- desenvolver métodos e processos vinculados à auditoria, observando-se a atuação dessa área em relação aos registros, aos estoques, às rotinas, aos tributos, aos processamentos de dados, às garantias, aos custos e à sua recuperação entre outras ações.

- formar profissionais críticos e criativos para agregar novos conhecimentos, a fim de prepara-los para enfrentar a crescente competitividade do mercado de trabalho.

ue oferecem maiores possibilidades de colocação profissional. O curso oferece aos alunos os princípios básicos da Informática, totalmente dirigidos à aplicação em Ciências Contábeis.

Mercado de Trabalho

O contador é um profissional importante para as empresas ou organizações, sejam elas públicas ou privadas, pois tem por função principal realizar registros contábeis, analisar custos e investimentos, etc., auxiliando os demais gestores na tomada de decisões.

Portanto as principais funções de um contador podem ser:

- analista contábil;

- analista financeiro;

- analista tributário;

- perito contábil;

- auditor contábil;

- fiscal contábil;

- contador geral e de custos;

-  profissional liberal para atender em consultorias;

- no ensino superior como professor, pesquisador;

- em concursos públicos nas para atuar nas funções de Contador público, agente  Fiscal de Rendas em órgãos municipais, estatais e da União

Perfil do Egresso

 
Informações
  • Duração: 4 anos
  • Integralização Mínima: 8 semestres
  • Integralização Máxima: 12 semestres
  • Período: Noturno

Coordenador

Jorge Luiz Barros da Silva

Jorge Luiz Barros da Silva