Introdução

O profissional desta área segue técnicas empresariais para gerenciar as contas de uma organização, por meio do controle das receitas, das despesas e dos lucros. O contador vai organizar e coordenar os registros dos negócios, interpretar fenômenos do campo econômico e trazer informações aos líderes das empresas.

A função social das ciências contábeis acontece nos registros das transações efetuadas pelas empresas bem como na evolução dos seus bens patrimoniais. Sem a contabilidade não é possível apurar resultados e situações da empresa, posições essas fundamentais para o sistema capitalista em que vivemos. Nesta área, a atualização é de vital importância, tanto no âmbito nacional como internacional.

Objetivo

A UniSantaRita preza a formação com qualidade dos profissionais que entrega ao mercado de trabalho, tem como dever fundamental manter-se atenta à evolução que cerca incorporando métodos e conhecimentos que serão exigidos de seus formandos.

Nosso curso enfatiza um dos campos mais importantes para o futuro profissional que é a auditoria, este campo é uma versão bem mais moderna do antigo Perito Contador, a quem competia revisão e perícia contábil. Com o desenvolvimento dos métodos e processos, hoje a auditoria se processa nos registros, nos estoques, nas rotinas, nos tributos, nos processamentos de dados, nas garantias, nos custos e sua recuperação, onde quer que haja dados ou elementos acumulados.

Formar profissionais aptos para atuarem além da sua área específica de conhecimento, participando ativamente, no suporte do processo decisório das organizações a que estarão vinculados. Durante o processo de formação, ao longo de todo o curso, o futuro contador será estimulado a desenvolver seu senso crítico e criatividade, agregando um diferencial importante ao conhecimento técnico. Dessa forma, estará preparado para enfrentar a crescente competitividade do mercado de trabalho.

As disciplinas preparam o aluno para as áreas que oferecem maiores possibilidades de colocação profissional. O curso oferece aos alunos os princípios básicos da Informática, totalmente dirigidos à aplicação em Ciências Contábeis.

Mercado de Trabalho

O formado em Ciências Contábeis tem competências e habilidades para atuar em abertura de empresas, tipos de sociedades, tornar-se analista Econômico-financeiro, como perito contábil, encerramentos de empresas, falências, auditorias (financeiras e contábeis) e consultoria empresarial, escrituração fiscal, controladoria e em todos os demais aspectos financeiros, econômicos, tributários e organizacionais de uma empresa.

Perfil do Egresso

O egresso do Curso de Ciências Contábeis deverá atuar numa área de vital importância, à medida que profundas e frequentes transformações ocorrem tanto em âmbito nacional quanto internacional, no que diz respeito aos aspectos da vida econômico-financeira, política e social das nações. Tais transformações acabam por afetar, não só as organizações de natureza jurídica privada, como as governamentais.

Nas funções mais elevadas de administração surgem ainda os mais variados problemas referentes à Contabilidade, que abrangem todos os setores da atividade econômica. A meticulosidade e a sociabilidade são traços que não podem faltar a um profissional que tem como atividade o planejamento, a coordenação e o controle das funções contábeis.

As competências necessárias ao futuro profissional de contabilidade incluem conhecimentos profundos de Contabilidade, Gestão de Empresas, Sistemas de Informação, Custos, Marketing, Legislação tributária comercial e trabalhista e Ética.

 
Informações
Inscreva-se
  • Modalidade: Presencial
  • Duração: 4 anos
  • Integralização Mínima: 8 semestres
  • Integralização Máxima: 12 semestres
  • Período: Noturno

Coordenador

Jorge Luiz Barros da Silva

Jorge Luiz Barros da Silva