Administração do Tempo

Administração do Tempo

Porque saber administrar seu tempo é importante?

 

Essa semana os estagiários da UniSantaRita receberam um treinamento da Nube sobre Administração do Tempo. O representante da Nube, Everton, falou sobre o quanto é importante saber identificar desperdícios de tempo no dia a dia e como direcionar o tempo livre para a carreira e aprimoramento pessoal.

 

Um dos pontos importantes é entender a diferença entre o tempo que o relógio marca e o tempo que vivemos no momento atual. O físico Albert Einstein, fundador da Teoria da Relatividade, onde fala sobre o assunto,para ele o modo em que cada indivíduo percebe o tempo é diferente, ou seja, o tempo é relativo.

 

Assim, levando em conta que o tempo é uma construção da nossa mente, podemos separá-lo em dois campos, o tempo que vivenciamos de acordo com nossa própria percepção, e o tempo que é marcado no relógio.

 

TEMPO DO MOMENTO X TEMPO DO RELÓGIO

 

Pensar dessa forma é importante para compreender seu ritmo biológico, já que saber como seu corpo responde ao tempo vai ajudá-lo a direcionar melhor suas tarefas para o momento em que sua mente e corpo estão mais produtivos.

 

Entre os pontos abordados durante o treinamento o palestrante falou sobre a Tríade do Tempo.

 

A tríade do tempo:

 

Dentro do conceito de Administração do Tempo encontra-se uma tríade, que é composta por pontos importantes para organizar suas tarefas no dia a dia.

São elas:

 

Atividades importantes: Coisas que gosta de fazer, são atividades que vão trazer resultados a médio ou a longo prazo. Normalmente relacionado à planejamentos para realizar objetivos na vida.

 

Atividade circunstanciais:  São atividades que fogem da rotina, que ocorrem devido a uma situação, ambiente ou pessoa. Estão fora dos resultados planejados.

 

Atividade urgentes: Situações que necessitam de uma solução imediata, geralmente consequência de atividades que foram adiadas por procrastinação. Realizar essas tarefas causa estresse e afetam o planejamento.

 

Dicas para otimização do tempo

 

Como visto na Tríade, as atividades urgentes são as que causam estresse e afetam a realização dos outros projetos, o que causa um aglomerado de projetos atrasados.Para evitar chegar a esse ponto é necessário mudar pequenos hábitos na rotina, buscar formas de formas de evitar essas atividades urgentes. Entre essas formas estão:

 

  • Fazer um check-list diário;

Faça uma lista das tarefas que você precisa realizar, você pode separar por categorias ou grau de importância O importante é lembrar de chegar todos os dias, isso vai ajudá-lo a não esquecer das atividades e evitar atrasos.

 

  • Terminar uma tarefa antes de começar outra;

É melhor terminar de fazer uma atividade antes de começar outro, já que consequentemente você terá mais tarefas, pedidos ou projetos, se você deixar de fazer uma e começar outra pode correr o risco de não conseguir concluir nenhuma das duas, o que acaba gerando atrasos.

 

  • Etiquetar as pastas;

Antes de dar nome as pastas é preciso separar os conteúdos que serão destinados a cada uma, dê uma olhadinha na sua área de trabalho do computador e veja se não há itens espalhados fora das pastas, verifique quais devem permanecer e quais podem ser deletados. Assim, separe as pastas de acordo com o que está dentro, dê os títulos adequados que vão facilitar a busca no momento necessário.

 

O mesmo pode ser aplicado para separar papéis e documentos físicos no escritório, não deixe que muitos papéis fiquem acumulados na sua mesa, veja quais devem permanecer e quais podem ser jogados fora, feito isso busque organizá-los em pastas etiquetadas.

 

  • Realize as demandas assim que elas chegarem;

Fazer as demandas assim que elas chegarem vai evitar o acúmulo de demandas que podem ficar sobrepostas sobre tarefas importantes, lembre sempre que cada atividade influencia sobre a realização da outra.

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