7 dicas para quem acaba de entrar na faculdade

7 dicas para quem acaba de entrar na faculdade

O tempo na faculdade é valioso, saiba aproveitar! 

Já pensou o que fazer com o tempo que vai passar estudando dentro da faculdade? A escolha por um curso pode ser bem complicada para alguns, são muitos dias de pesquisas e dúvidas, você olha para a grade curricular de um curso e decide que vai ser veterinário, na manhã seguinte alguém te conta sobre outro curso super legal e decide que vai estudar cinema ou educação física, mas finalmente depois de se imaginar em todas as profissões possíveis você escolhe o curso perfeito e decide ir se inscrever na faculdade.

Chegar na faculdade e se matricular já é um grande passo e você deve valorizar essa decisão, mas também é importante lembrar que é apenas o primeiro. Planejar quais serão os próximos passos e é crucial para conquistar um futuro de sucesso pessoal e profissional.

Para dar uma ajudinha temos aqui 7 dicas para quem acaba de entrar na faculdade:

 

1 – Não deixe pra depois o que pode fazer hoje
Pode parecer que as primeiras semanas na vida universitária podem ser dispensadas, que o conteúdo será básico e dá pra deixar as coisas pra depois. Mas não se engane, vá atrás de informações, pergunte quais são as atividades internas da faculdade que você pode participar, em algumas universidades dependendo do curso você pode participar da rádio, do jornal ou de monitoria voluntária, é legal perguntar se sua universidade oferece iniciação científica.

Iniciação científica? É um programa que algumas faculdades disponibilizam para que alunos possam se aprofundar na pesquisa de um tema,  através de um orientador.
Por isso não perca tempo, o impulso inicial vai te ajudar muito a aproveitar melhor os próximos anos.

 

2 –  Crie um calendário
Depois de dar uma olhada nas atividades internas da faculdade e de saber qual será sua grade horária é bom começar a organizar seu calendário para já começar o semestre sem estresse. Você pode anotar pequenas metas que pretende chegar, o horário das aulas e das atividades extracurriculares que pretende fazer.

Existem alguns aplicativos e sites que podem te ajudar a criar uma agendinha pessoal, mas você também pode fazer no papel, criar uma agenda caseira, ou colar post-it pela casa, faça do jeito que você se sentir à vontade use a criatividade.

 

3 – Não estude só pra passar
Não se esqueça que o momento em você está é um ponto crucial para conquistar seu futuro, então estudar só pra passar de semestre não é o objetivo. Dê o seu melhor em cada matéria, aprenda o máximo que puder, tire dúvidas, erre e aprenda com os erros.

Lembre-se que sua conduta durante esse tempo também reflete seu perfil enquanto profissional, existem alunos na sala que podem te indicar para possíveis estágios e professores também, então preste atenção no seu comportamento e nas suas notas.  

Se você decidir que vai se especializar em alguma área e fazer uma pós graduação, mestrado ou doutorado suas notas terão um peso a mais, pois serão selecionados os melhores currículos entre os candidatos.

 

4 – Aproveite a estrutura
Dê uma passeada pelo local, veja se tem espaços para estudos, em alguns locais é disponibilizado um ambiente tranquilo e com recursos para estudar.

Não esqueça da biblioteca!
Normalmente são passados muitos livros de referências pelos professores, alguns podem ser bem carinhos ou até não serem facilmente encontrados, vale lembrar que pode ser que aquele livro que você queria ler a muito tempo pode estar disponível para empréstimo, então dê uma espiada nos livros da biblioteca.

Outro lugar legal de saber onde fica é a sala de informática, os laboratórios e dependendo do curso que você escolheu tem acesso a locais ou equipamentos disponíveis somente para alunos.

 

5 – Converse com os coleguinhas

Sabe aquela palavra que de vez em quando você ouve por aí? O Networking? Pra quem não conhece esse é o ato de criar um círculo de relacionamentos profissionais que trazem benefícios mútuos. São pessoas que podem te indicar a um bom estágio, ou dar uma boa referência profissional sobre você quando necessário.

As pessoas que estão na sua sala podem ser futuros chefes, ou te chamar pra participar de projetos promissores, os professores também estão de olho e vão lembrar daqueles que se destacaram ou que tem um perfil exato para alguma vaga que surgir.

 

6 – O estágio importa
Mande currículos, pode ser que seu curso não peça o estágio obrigatório, mas a oportunidade de pôr em prática as habilidades que está aprendendo é importante, tanto para seu desenvolvimento profissional, quanto para seu portfólio, levando em conta que você pode ser efetivado. Além de ser uma boa oportunidade de escolher em qual área você vai se especializar.

 

7 – Se possível faça um intercâmbio
Caso tenha a oportunidade vá atrás de informações para fazer um intercâmbio, você pode se planejar financeiramente para fazer o intercâmbio no segundo ano da faculdade, é uma boa oportunidade para aprimorar seu conhecimentos culturais e aprender uma nova língua.

Dito isso, aproveite ao máximo esse tempo! Faça amizades, aprenda coisas novas, descubra o profissional que você quer se tornar e as metas que vai alcançar.

 

Outras Notícias