Introdução

A expressão Marketing refere-se ao conjunto específico de métodos e técnicas de marketing.
A justificativa para a escolha do comércio situa-se da necessidade de uma maior profissionalização dos profissionais, provocada, nos últimos anos, pelos grandes desafios de competitividade colocados recentemente a esta atividade comercial, e pelo significativo aumento de sua importância no contexto econômico nacional.

Objetivo

Formar um profissional capaz de compreender o processo de criação da satisfação do consumidor através de qualidade, serviço e valor, identificando e formulando planos operacionais de marketing para os diversos tipos de empresas, sejam industriais, comerciais ou prestadoras de serviço;

- Identificar e preparar estratégias de relacionamento em marketing para os diversos tipos de empresas, bem como elaborar planos operacionais de marketing de relacionamento em diferentes segmentos de mercado;
- Dominar os conceitos e as técnicas de análise de mercado do ambiente de marketing, bem como formular planos de pesquisa em marketing;
- Será também capaz de analisar e adequar as diferentes ferramentas tecnológicas utilizadas para o marketing de relacionamento;
- Conhecer e utilizar os recursos de e-commerce no marketing;
- Administrar estrategicamente o marketing mix (composto de marketing), no sentido de tornar a oferta bem ajustada ao público alvo;
- Administrar os aspectos logísticos do marketing, disponibilizando produtos aos consumidores, com o mínimo de custos e o máximo de benefícios.

Mercado de Trabalho

O profissional de marketing poderá ocupar cargos neste segmento tanto empresas comerciais, industriais ou prestadoras de serviço.
Alguns dos postos de trabalho que o egresso poderá ocupar após o curso são:

- Auxiliar de Marketing;
- Assistente de Marketing;
- Assistente Técnico de Mercado;
- Técnico em Pesquisa de Marketing;
- Assistente de Telemarketing;
- Vendedor Técnico;
- Técnico em Segmentação de Mercado;
- Assistente de Logística;
- Assistente de Vendas;
- Técnico de Distribuição;
- Técnico em Programação de Estoque;
- Supervisor de Marketing;
- Supervisor de Vendas e Logística;
- Supervisor de Planejamento Estratégico de Marketing e Segmentação de Mercado;
- Supervisor de Compras e Serviços de Varejo;
- Entre outras atribuições possíveis.
Nota no ENADE
  • Duração: 2 anos
  • Integralização Mínima: 4 semestres
  • Integralização Máxima: 6 semestres
  • Período: Noturno

Coordenador

Jorge Luiz Barros da Silva

Jorge Luiz Barros da Silva

Depoimentos