Introdução

O curso de Bacharelado em Serviço Social oferece uma formação generalista e sintonizada com o mercado de trabalho. O conjunto das disciplinas ofertadas no decorrer do curso traduzem um balanço do debate contemporâneo da profissão, indicando temas e pesquisas a serem desenvolvidas e estimuladas para o estudante.

A graduação está consolidada em três Núcleos de Fundamentos, conforme as Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), os quais traduzem um conjunto de conhecimentos indissociáveis constitutivos da formação profissional, sendo eles: Núcleo de fundamentos teórico-metodológico da vida social; Núcleo de fundamentos da formação sócio histórica da sociedade brasileira; e, Núcleo de fundamentos do trabalho profissional. (ABEPSS, 1996). A articulação entre esse conjunto de conhecimentos oferecerá ao estudante de Serviço Social os elementos necessários para uma formação profissional de qualidade, possibilitando a relação entre teoria e prática.

No decorrer do curso, os estudantes realizarão as disciplinas regulares e terão a oportunidade de participarem de seminários temáticos, oficinas, atividades complementares e núcleos de estudos. Além disso, também são atividades integradoras do currículo o estágio supervisionado e o trabalho de conclusão de curso.

Assim, a formação em Serviço Social visa o amadurecimento intelectual do estudante, tendo em vista a compreensão do significado social da profissão, a tradição teórica que permite a leitura da realidade em uma perspectiva sócio histórica, ainda que respeitando o pluralismo das correntes profissionais, como também,  a consolidação de respostas da profissão às demandas sociais da classe trabalhadora, sem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, identidade de gênero, etnia/raça, religião, nacionalidade, orientação sexual, idade e condição física. (Código de Ética do Assistente Social, 1993).

Clique aqui para informações de valores.

Objetivo

- Formar profissionais Assistentes Sociais a partir de uma graduação conciliada com os novos tempos, comprometida com os valores democráticos e com a prática de construção de uma nova cidadania na vida social.

- Garantir que os estudantes consigam identificar as demandas presentes na sociedade, vindo a formular leituras críticas sobre as expressões da Questão Social.

- Capacitar teórico, metodológico, ético, politicamente sobre a utilidade e significado social da profissional, nos cenários internacional e nacional;

- Permitir a construção de competências técnico-operativas que permitam no campo da ação a construção de respostas profissionais dotadas de eficácia e capazes de congregar valores ético humanistas (valores de liberdade, igualdade e justiça social).

Mercado de Trabalho

O profissional estará capacitado a exercer as atribuições privativas do Assistente Social, nas esferas pública (nos níveis dos Municípios, Estados e Federal), através de concursos públicos; na esfera privada (em empresas), e, um campo em ascendência que é o terceiro setor (Organizações da Sociedade Civil – OSCs). Atua primordialmente no âmbito das políticas públicas, tanto na execução quanto na formulação e gestão das mesmas.

Perfil do Egresso

O curso de Serviço Social proporciona uma formação antenada com os distintos projetos societários em disputa, na atualidade, com as transformações no mundo do trabalho e do Estado, como também, com as repercussões dessas mudanças para a classe trabalhadora. Busca permitir que os estudantes sejam capazes de responder crítica e criativamente os desafios cotidianos postos na realidade de trabalho do profissional Assistente Social, vislumbrando novos rumos sociais e formas de sociabilidade que vão ao encontro da consolidação da cidadania, com vistas à garantia dos direitos civis, sociais e políticos de todos os cidadãos.
Nota no ENADE
  • Duração: 4 anos
  • Integralização Mínima: 8 semestres
  • Integralização Máxima: 12 semestres
  • Período: Noturno

Coordenador

Depoimentos