Introdução

De acordo com as Diretrizes Curriculares (CNE/CES 5/2011) o curso de graduação em Psicologia na UniSantaRita tem como meta central  a formação do futuro psicólogo com habilidades e competências mais amplas para atuar no mercado de trabalho, priorizando relações interpessoais mais éticas, humanas e com  ênfases curriculares nos processos educativos, na prevenção e promoção da saúde e nos processos clínicos.


 

A grade curricular de Psicologia contempla uma metodologia diferenciada que privilegia a: atenção à saúde, liderança interdisciplinaridade, resolução de problema, criatividade, autonomia intelectual e forte interação entre teoria e prática. O curso tem disciplinas biológicas, filosóficas, históricas, sociais, que constituem em conteúdos básicos e específicos, além de disciplinas do núcleo comum de formação práticas e estágios com as ênfases que são próprias da Psicologia da UniSantaRita.


 

O CURSO enfatiza a pesquisa como prática reflexiva, crítica e transformadora da realidade social, discutindo algumas características teórico-metodológicas da pesquisa-ação, colaborativa, participante e coletiva, tendo em vista compreender a natureza formativa dos processos desencadeados por meio de cada uma delas.

Objetivo

O curso de Psicologia tem como objetivo principal formar profissionais capazes de diagnosticar, prevenir e tratar distúrbios do comportamento humano considerando os aspectos biológicos, afetivos, sociais e auxiliando na identificação das causas dos problemas e a rever comportamentos.


 

Mercado de Trabalho

O curso de Psicologia prepara para a atuação profissional em diferentes contextos situacionais, temáticos e teóricos das áreas clínica, escolar, organizacional, hospitalar (geral e psiquiátrica), jurídica, institucional e comunitária. Desta forma, pretende-se aliar a visão crítica e reflexiva sobre a Psicologia e a sociedade e o conhecimento teórico prático ao exercício da profissão.


 

Algumas áreas de atuação da Psicologia: ESCOLAR - instituições educacionais (escolas, creches, cursos profissionalizantes e na educação continuada); SAÚDE - instituições de saúde e/ou saúde mental (hospitais, centros de saúde e de reabilitação, ambulatórios de saúde mental, hospitais e clínicas psicológicas); CLÍNICOS - em entidades socioeducativas (presídios e unidades de detenção de menores); na área social (com crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoas com necessidades especiais). Aplicação de testes e elaboração de laudos; atuação em órgãos públicos; psicologia jurídica; psicologia do esporte.  EMPRESA - Nas áreas de Recursos Humanos; nos processos de seleção, recrutamento, treinamento atuar como docente; desenvolver projetos; MARKETING - nos setores de comunicação, publicidade e marketing, atuando na análise de comportamento do consumidor e no desenvolvimento tecnológico.

Perfil do Egresso

Desenvolver novos perfis profissionais, com vistas ao aprimoramento da atuação no mundo do trabalho e ao atendimento de demandas por profissionais tecnicamente mais qualificados para o setor público e privado, as empresas e as organizações do terceiro setor, tendo em vista o desenvolvimento do país.


 

Os Psicólogos auxiliam as pessoas a superarem e gerenciarem problemas de relacionamento, ansiedade, estresse, medo, depressão, distúrbios alimentares, abuso de substâncias e a psicoeducação de filhos;


 

A função do psicólogo é trabalhar nas queixas associadas aos conflitos internos da pessoa, que invariavelmente geram incômodos à própria pessoa ou às pessoas do seu universo de relacionamento (amigos, colegas de trabalho, filhos, namorado, esposa etc.). O psicólogo deve ir à busca das origens dos incômodos, entendendo suas funções. Deve discutir a forma pela qual o indivíduo trata essas questões, sempre almejando tornar a vida da pessoa a mais confortável possível;

Nota no ENADE
  • Duração: 5 anos
  • Integralização Mínima: 10 meses
  • Integralização Máxima:
  • Período: Noturno

Coordenador

Paulo de Tarso Santini Tonon

Paulo de Tarso Santini Tonon

Depoimentos