Introdução

O curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional forma profissionais capazes de identificar os fatores que interferem na dinâmica do ensino e da aprendizagem, em instituições que lidam com processos formais de aquisição de conhecimento. A prevenção e a superação de obstáculos diversos, próprios desses processos, são analisadas por meio dos fundamentos da Psicopedagogia, permitindo aos profissionais que desenvolvam uma visão crítica dos temas. O aperfeiçoamento constante possibilita aos profissionais da área desenvolverem bagagens teórica e prática voltadas tanto à identificação de problemas quanto à proposição de intervenções necessárias à sua resolução. Além disso, o curso é ministrado por um qualificado corpo docente composto por professores, mestres e doutores, com grande experiência no mercado de trabalho.

O curso aborda os seguintes conteúdos: variáveis psicológicas e neurolinguísticas que intervêm no processo de aquisição da leitura e da escrita, além de suas implicações na prática psicopedagógica; concepções teóricas sobre o processo de ensino-aprendizagem e suas contribuições na Psicopedagogia; compreensão do processo de aprendizagem e da dificuldade da aprendizagem; o psicodrama na formação do psicopedagogo; as funções dos jogos e das técnicas psicodramáticas; dimensão afetiva na teoria psicanalítica; construção e aplicação dos conteúdos matemáticos e intervenção psicopedagógica; desenvolvimento psicomotor e aprendizagem; problemas específicos da aprendizagem na escola.

Público Alvo

O curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional é voltado a psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, educadores e outros profissionais de áreas afins, que tenham formação superior e interesse no objeto de estudo, além de graduados que atuam no Ensino Público ou Privado.

Disciplinas

• Didática do Ensino Superior – 40 horas
• Metodologia da Pesquisa Científica – 40 horas
• Análise comportamental – 40 horas
• Processos De Avaliação E Aprendizagem – 40 Horas
• Psicologia, Família, Aprendizagem E Contextos Sociais – 40
• Desenvolvimento do Pensamento da Linguagem e Aquisição da Leitura e da Escrita – 40 Horas
• Projetos e Intervenção Psicopedagógica – 40 Horas
• Psicomotricidade e Dificuldades de Aprendizagem – 40 Horas
• Neurociências  e Educação – 40 horas.
• Dedicação a Pesquisa Científica - 40 horas.
Nota no ENADE
  • Duração: 12 meses
  • Integralização Mínima:
  • Integralização Máxima:
  • Período: Aos sábados, das 8:00 às 14:00

Coordenador

Alexandre Gomide Frugiuele Babo

Alexandre Gomide Frugiuele Babo

Depoimentos