Introdução

A formação em psicanálise é um trabalho interior contínuo, que não se encerra com um curso, não se legitima com um diploma e não termina jamais. O saber sobre o inconsciente tem sempre um “mais ainda”...

O curso de Pós-Graduação Em Psicanálise na Saúde visa oferecer ao aluno bases do saber sobre a psicanálise, de forma a permitir que psicólogos e demais profissionais da área estejam preparados para atuar na área dos estudos psicanalíticos. Também se busca, com o curso, alimentar conhecimentos e reflexões baseadas nos conteúdos fundamentais da psicanálise, vinculados a atividades práticas em instituições de saúde, criando possibilidades de discussões mais profundas sobre a psicanálise.

Curso 100% Presencial;
Aulas Teóricas, Práticas e Supervisão;
Análise Individual Obrigatória;
Aulas Práticas (Grupo Didático): Quartas e sextas-feiras das 16 às 21 horas e sábado das 13 às 15 horas;
O aluno deverá escolher um destes horários para dar prosseguimento ao curso;
Não será tolerável falta nas aulas práticas, nem dispensas por qualquer motivo;
O corpo Docente obedecerá rigorosamente às exigências do MEC quanto às titulações de Doutor, Mestre e Especialista;
Na conclusão do curso o aluno receberá um certificado que lhe dará direito a exercer a clínica como Psicanalista.

Objetivo

Articular a Psicanálise com o Campo da Saúde Mental, priorizando a clínica do sujeito em suas diferentes estruturas e manifestações.

Desenvolver aspectos teóricos e clínicos fundamentais da Psicanálise, pesquisar as diferentes psicopatologias e a circulação delas pelos dispositivos, identificando as condições de possibilidades de tratamento no contexto da Rede de Atenção Psicossocial.

Estudar as principais diretrizes das políticas públicas de saúde mental, tomando a rede de atenção psicossocial como um campo aberto a intervenção da psicanálise. Traçar vias de interlocução entre Clínica e Política no Campo da Reforma Psiquiátrica Brasileira através de princípios que regem a prática psicanalítica em instituição.

Público Alvo

Psicólogos, Médicos, Psiquiatras, Assistentes Sociais, Enfermeiros, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Profissionais com formação universitária que queiram vir a ser psicanalistas e outros trabalhadores da área da saúde.

Nosso curso possui excelência em formação por colocarmos em prática desde o início toda a teoria passada em aula. Estas práticas consistem em análises didáticas individuais e em grupos, proporcionando assim o desenvolvimento do sujeito analista e a terapia da ética.

Metodologia

568 horas Teóricas e Práticas.
A duração será de até 18 meses, totalizando 4 encontros mensais aos sábados, das 9 às 15 horas.
Nota no ENADE
  • Duração: Até 18 meses
  • Integralização Mínima:
  • Integralização Máxima:
  • Período: Aos sábados, das 9:00 às 15:00

Coordenador

Depoimentos