Introdução

O curso de Educação Física é voltado para a formação de um professor reflexivo e sintonizado com as demandas típicas da profissão. Entende-se, desta maneira, que o Professor de Educação Física é aquele que dispõe de sólido preparo teórico X prático na área educacional, além de possuir competências e habilidades para empreender a educação formal e não-formal. Para as aulas práticas, nossos alunos contam com toda a infraestrutura esportiva e modernos laboratórios.

Objetivo

O objetivo do curso é formar, para o exercício da docência em Educação Física com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética.

De forma sintética, os objetivos do Curso são:

1- Formar educadores para atuação no ensino da Educação Física Escolar;
2- Orientar e mediar o ensino para a aprendizagem dos alunos;
3- Responsabilizar-se pelo sucesso da aprendizagem dos alunos;
4- Promover a construção de um projeto interdisciplinar;
5- Incentivar atividades de enriquecimento curricular;
6- Elaborar e executar projetos para desenvolver conteúdos curriculares;
7- Utilizar novas metodologias, estratégias e materiais de apoio.

Mercado de Trabalho

O Professor de Educação Física pode atuar em instituições escolares para crianças, jovens e adultos, além de exercer um importante papel na elaboração e produção de instrumentos e conhecimentos pedagógicos e científicos.

Perfil do Egresso

O aluno(a) formado(a) pelo curso de Educação Física estará apto(a) a atuar com ética e compromisso com vista à construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária; Compreender, cuidar e educar crianças, jovens e adultos de forma a contribuir para o seu desenvolvimento nas dimensões física, psicológica, social, entre outras; Trabalhar em espaços escolares e não-escolares, na produção e na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo; Utilizar com propriedade instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos.

Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;

Pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, visando à formação, a ampliação e o enriquecimento cultural da sociedade para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável;

Intervir acadêmica e profissionalmente de forma deliberada, adequada e eticamente balizada nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas;

Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes de multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros;

Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas portadoras de deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas;

Conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção e a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas;

Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional;

Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.

 
Nota 5 no ENADE
  • Duração: 3 anos
  • Integralização Mínima: 6 semestres
  • Integralização Máxima: 9 semestres
  • Período: Noturno

Coordenador

Alexandre Gomide Frugiuele Babo

Alexandre Gomide Frugiuele Babo

Depoimentos