Faculdade Santa Rita - A melhor faculdade da Zona Norte de São Paulo

Manual Do Aluno
 

 

 

FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS SANTA RITA DE CÁSSIA

 

 

MANUAL DO ALUNO

 

 

JANEIRO DE 2016

 

SÃO PAULO

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

                            Prezado aluno,

 

                             Com esse manual, você poderá compreender e entender melhor como as coisas funcionam. Pretende-se que você, nosso parceiro e principal motivo de existência, possa aprender um pouco da cultura e da estrutura da Instituição que escolheu nessa importante etapa de sua formação profissional.

                            A leitura desse manual é obrigatória e certamente, transformará a maneira como você vê e entende da Faculdade e seu curso.

                            Especial atenção deve ser tomada em relação as nossas regras de conduta, tão importantes para o dia a dia na vida acadêmica.

                            Desde já agradecemos a escolha de nossa Instituição e desejamos boa sorte em seus estudos.

 

 

 

 

A SUA FACULDADE

 

 

                            A Faculdade Santa Rita de Cássia desde a sua fundação tem como objetivo principal investir em educação e formar profissionais empreendedores qualificados para o mercado de trabalho e para a sociedade. 

                            Com mais de uma década de atividades ininterruptas a IES vem evoluindo tanto em qualidade de ensino, quanto em autorização de cursos, que se reflete no crescimento do corpo discente. A Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas Santa Rita de Cássia, foi credenciada pelo MEC em setembro de 1994 tendo seu regimento aprovado pela Portaria MEC nº 413 de 09/03/2001 publicada no DOU de 12/03/2001.

 

                            É muito importante que todos conheçam nossa missão.

 

 

Missão

 

 

 

                            A Missão da Associação de Educação Santa Rita de Cássia foca em desenvolvimento de talentos, atuando como elo entre o mercado de trabalho e a formação profissional, formando cidadãos responsáveis, qualificados e disseminadores do conhecimento. A instituição se fundamenta nas habilidades básicas que os estudantes precisam para prosperar em uma economia de conhecimento: a habilidade de realizar pensamento crítico e solucionar problemas; a habilidade de se comunicar de forma eficaz; e a habilidade de colaborar. Neste sentido a instituição busca desenvolver estas habilidades nos seus alunos. Tudo sempre dentro das seguintes premissas:

 

  • A promoção de excelência acadêmica;
  • O respeito à diversidade intelectual, institucional e política;
  • A inclusão social de todas as camadas da sociedade;
  • A expansão e democratização do ensino;
  • A valorização do desenvolvimento humano;
  • O retorno financeiro e profissional de seus associados e colaboradores;
  • O compromisso com a democracia e justiça social.

 

                            Desta forma o desenvolvimento das competências técnica/científica, as ações pedagógicas, os procedimentos e serviços que contribuem para uma educação com qualidade, em seus diferentes níveis e modalidades, objetivam a formação de cidadãos nas diversas áreas do conhecimento, com a responsabilidade social e valores pautados na justiça, na ética e na solidariedade, além de serem capazes de contribuir para a transformação da sociedade.

 

                            As ações são pautadas na busca da igualdade entre os homens, no respeito aos direitos humanos, em especial no direito à educação e à formação profissional, fundamentado nos princípios de liberdade e solidariedade humana, nos valores da democracia, no amparo social aos mais carentes e na proteção ao meio ambiente.

Também é importante conhecer nossos valores:

 

 

 

Valores

 

 

  • Ética;
  • Responsabilidade social;
  • Valorização humana;
  • Excelência;
  • Empreendedorismo;
  • Visão de futuro.

 

 

Nossos Cursos

 

Tecnólogos

Graduação

Pós-graduação

Gestão em Recursos Humanos

Administração

Administração com Ênfase em Recursos Humanos

Gestão Financeira

Biomedicina

Direito Empresarial

Logística

Ciências Contábeis

Psicanálise na Saúde

Marketing

Direito

Programa Saúde da Família

 

Educação Física

Psicopedagogia

 

Enfermagem

Docência em Gestão do Ensino Superior

 

Engenharia Civil

Controladoria, Auditoria e Finanças

 

Pedagogia

 

 

 

REGRAS DE CONDUTA

 

 

                                      Essas regras de conduta espelham o regimento escolar devidamente reconhecido pelo órgão fiscalizador, ou seja, o MEC (Ministério da Educação). Tratam-se de regras gerais, as quais, todos devem observar, sejam funcionários, docentes ou discentes (alunos).

                                      A inobservância dessas regras pode gerar procedimento administrativo com sanção acadêmica ou qualquer outra prevista no regimento.

                                      O corpo técnico-administrativo (funcionários), bem como o corpo docente (professores), está obrigado as mesmas regras de conduta dos alunos, além de outras internas. A avaliação da conduta de cada profissional é adstrita a Direção da Faculdade, e, apenas esta, pode impor sanção ou qualquer outro tipo de restrição. Ao aluno cabe a fiscalização de cada profissional e qualquer observação deverá ser efetuada de forma civilizada, formal e diretamente ao órgão responsável, que, atualmente é a ouvidoria.

 

                                      Em relação aos alunos, importante as transcrições abaixo, retiradas do próprio regimento escolar que se encontra disponível na biblioteca da Faculdade.

 

 

 

1. Os alunos estão sujeitos às seguintes regras de conduta:

 

Agir com urbanidade e respeito às pessoas (Diretores, Coordenadores, Professores, funcionários, alunos e qualquer pessoa que frequente o campus) e ao recinto escolar;

Respeito à hierarquia do corpo docente e da administração em geral;

Sempre cumprir os deveres estudantis, em especial com o desejado zelo e dedicação a fim de obter melhor rendimento escolar;

Observação dos prazos regimentais e prazos de comparecimento aos atos escolares;

Entregar toda a documentação pessoal, informes conexos e modificação de seus documentos, diligenciando para que seu cadastro esteja sempre atualizado;

A utilização dos equipamentos e serviços da Faculdade deve observar as normas e horários estipulados.

 

 

 

A inobservância das regras acima pode gerar sindicância interna para apuração dos fatos e quando necessário, aplicação das seguintes sanções previstas no regimento:

 

                 I – Advertência;

                II - Repreensão por escrito;

                III - Suspensão, inclusive com perda das avaliações quando no mesmo período;

               IV – Desligamento.

 

                                      Por fim, importante lembrar que a conduta em geral, deve sempre observar o bom senso e o princípio da razoabilidade, além da boa convivência e do respeito mútuo.