Faculdade Santa Rita - A melhor faculdade da Zona Norte de São Paulo

ENFERMAGEM

 

Reconhecido pela Portaria MEC nº 1 de 06/01/2012, publicado no DOU de 09/01/2012.

 

 

Títutlo: Bacharel em enfermagem
Duração: 4 anos (8 Semestres)
Integralização Mínima: 8 semestres
Integralização Máxima: 12 semestres
Período: Noturno

 

 

Inscreva-se

 


INTRODUÇÃO
 

As aulas são teóricas, teórico-práticas e de laboratório, além do ensino clínico em situações reais de trabalho. Possui corpo docente altamente qualificado e modernas instalações, incluindo laboratórios de Enfermagem, Anatomia, Bioquímica, Fisiologia, Microscopia e Informática.
 

OBJETIVO
 

Capacitação de profissionais que atuem na área da Enfermagem por meio de uma formação generalista, técnica e holística que os habilite à realização profissional integrado com a vocação e a ética, capazes de contribuir para o bem-estar social e a saúde integral do ser humano.
Formar o enfermeiro como um profissional da saúde com formação generalista, técnico científica, político-social, ética e legal que o habilite a intervir no processo saúde-doença de forma crítica e a garantir a qualidade da assistência de enfermagem em todos os níveis de atenção à saúde.

O graduando é preparado para atuar com compromisso profissional assegurando ao indivíduo a assistência de enfermagem no processo da manutenção e recuperação da saúde. Obter a participação como membro atuante da equipe de enfermagem e de saúde, promovendo medidas assistenciais, educativas e gerenciais de acordo com as necessidades adequadas ao ser humano sob a sua responsabilidade. Posicionar-se responsavelmente pela assistência de enfermagem enquanto coordenação técnica, administrativa e científica da equipe de enfermagem, atuar na prestação da assistência de enfermagem, quer planejando, desempenhando ou avaliando as atividades de rotina ou de alta complexidade que exigem o trabalho direto do enfermeiro.


PERFIL PROFISSIONAL


O egresso da FSRC de Enfermagem é um profissional generalista, que deverá estar apto a desenvolver ações de enfermagem nos serviços que visam à promoção, à preservação, à recuperação e à reabilitação da saúde. Deverá ser capaz de operar com dados, planejar, organizar e desenvolver projetos de saúde referentes à sua área e gerenciar a assistência de enfermagem nos diferentes níveis. Com espírito de pesquisa, deverá ter habilidade para se autodirecionar na aquisição contínua do conhecimento. Deverá ser agente de mudança no cenário da enfermagem, desenvolvendo uma consciência crítica, aceitando a responsabilidade social do enfermeiro frente às mudanças sociais, enquanto cidadão.


O profissional deverá ser capaz de atuar como agente de mudanças comprometido com o conhecimento; posicionamento ético em defesa dos direitos individuais e coletivos; assumir a responsabilidade pela qualidade da assistência de enfermagem tanto na área de coordenação técnica da equipe de enfermagem, quanto na articulação do processo do trabalho, bem como na administração da assistência prestada.


MERCADO DE TRABALHO


O Curso de Enfermagem confere ao aluno o título de Bacharel em Enfermagem, forma o enfermeiro generalista com competências para desempenhar ações assistenciais, educativas e gerenciais. Com base nas diretrizes e princípios que envolvem o atendimento ao ser humano em níveis de complexidade partindo da compreensão das ciências humanas, sociais e biológicas, assegurando conhecimento, desenvolvimento e desempenho da assistência de enfermagem, que incluem obrigatoriamente os conteúdos teóricos em sala de aula e ou práticos em laboratórios, ou ainda sob a forma de ensino clínico e estágios curriculares supervisionados.

A atuação do profissional se desenvolve em: hospitais gerais e especializados, serviços de Saúde Pública; em unidades básicas de saúde, ambulatórios das Secretarias do Estado e do Município; instituições de ensino de enfermagem, compreendendo a rede oficial de ensino de 1.o, 2.o e 3.o grau, participando do processo de formação educacional de recursos humanos em todas as categorias dos profissionais de enfermagem, programas de investigação científica, creches e centro de convivências, departamentos médicos e de enfermagem de empresas em geral, organizações não governamentais, serviço de Atendimento Domiciliar, Home Care, clínicas de enfermagem, como profissional liberal, bem como em atividades de consultoria, assessoria e auditoria pertinente aos assuntos de enfermagem e da saúde em geral.