Faculdade Santa Rita - A melhor faculdade da Zona Norte de São Paulo

CIÊNCIAS CONTÁBEIS


Reconhecido pela Portaria nº 111, de 26/06/2012, publicada no DOU de 28/06/2012.

 

 

Duração: 08 semestres
Integralização Mínima: 08 semestres
Integralização Máxima: 12 semestres
Período: Noturno

 

Inscreva-se

 


INTRODUÇÃO
 

Na esteira da globalização da economia, segue também a das técnicas empresariais e o aumento das exigências de capacitação dos profissionais responsáveis direta ou indiretamente pela produção. Aos modernos contadores acrescentaram-se às tradicionais funções acumulativas e analíticas de uma escrita singela, voltada especificamente para os controles fiscais, um sem número de análises complexas de extrema exatidão, como formas de garantia da sobrevivência em um mundo, progressivamente, mais competitivo. A função social das ciências contábeis acontece nos registros das transações efetuadas pelas empresas bem como na evolução dos seus bens patrimoniais. Sem a contabilidade não é possível apurar resultados e situações da empresa, posições essas fundamentais para o sistema capitalista em que vivemos. Nesta área, a atualização é de vital importância, tanto no âmbito nacional como internacional.

As disciplinas preparam o aluno para as áreas que oferecem maiores possibilidades de colocação profissional. O curso oferece aos alunos os princípios básicos da Informática, totalmente dirigidos à aplicação em Ciências Contábeis.

Os contadores, ex-alunos das FSRC, que hoje se colocam em excelentes posições no mercado de trabalho, foram bem formados e vêm se adaptando às crescentes exigências de suas tarefas e participando intensamente do sucesso das empresas às quais servem. Os novos, estes devem incorporar todo esse processo evolutivo em sua formação universitária, saltando etapas e adaptando-se ao seu tempo. A Faculdade esta voltada para a formação, com qualidade, dos profissionais que entrega ao mercado de trabalho, tem como dever fundamental manter-se atenta à evolução que, cerca incorporando métodos e conhecimentos que serão exigidos de seus formandos. 

O curso enfatiza um dos campos mais importantes para o futuro profissional que é a auditoria. O auditor é uma versão bem mais moderna do antigo Perito Contador, a quem competia revisão e perícia contábil. Com o desenvolvimento dos métodos e processos, hoje a auditoria se processa nos registros, nos estoques, nas rotinas, nos tributos, nos processamentos de dados, nas garantias, nos custos e sua recuperação, onde quer que haja dados ou elementos acumulados. Ao optar por oferecer ênfase em auditoria aos seus bacharéis em Ciências Contábeis, pretende a Faculdade que estes levassem mais ferramentas para abrir o, progressivamente mais exigente, mercado de trabalho.

 

 

OBJETIVO

Prover a sociedade de profissionais capazes de planejar, coordenar e controlar as contas e os lançamentos de empresas, formando um quadro geral do patrimônio, dos fluxos de transações, da produção e renda, registrando os atos e fatos administrativos que demonstram a sua situação por meio de balanços.

Formar profissionais aptos para atuarem além da sua área específica de conhecimento, participando ativamente, no suporte do processo decisorial das organizações a que estarão vinculados. Durante o processo de formação, ao longo de todo o curso, o futuro contador será estimulado a desenvolver seu senso crítico e criatividade, agregando um diferencial importante ao conhecimento técnico. Dessa forma, estará preparado para enfrentar a crescente competitividade do mercado de trabalho.

PERFIL PROFISSIOGRÁFICO
 

O egresso do Curso de Ciências Contábeis deverá atuar numa área de vital importância, à medida que profundas e freqüentes transformações ocorrem tanto em âmbito nacional quanto internacional, no que diz respeito aos aspectos da vida econômico-financeira, política e social das nações. Tais transformações acabam por afetar, não só as organizações de natureza jurídica privada, como as governamentais.

Nas funções mais elevadas de administração surgem ainda os mais variados problemas referentes à Contabilidade, que abrangem todos os setores da atividade econômica. A meticulosidade e a sociabilidade são traços que não podem faltar a um profissional que tem como atividade o planejamento, a coordenação e o controle das funções contábeis.

O profissional deverá se inserir na visão globalizante do mundo atual, sem deixar considerar as riquezas da realidade regional. Desta forma, o futuro contador deverá exercer o papel de cidadão levando em conta sua responsabilidade social, evidenciada pela capacidade de adaptação às mudanças e pela competência profissional respaldada no compromisso com a educação continuada. Este é o perfil esperado dos que adentrarão no mercado de trabalho do século XXI.

As competências necessárias ao futuro profissional de contabilidade incluem conhecimentos profundos de Contabilidade, Gestão de Empresas, Sistemas de Informação, Custos, Marketing, Legislação tributária comercial e trabalhista e Ética.

Deverá ser capaz de:

Entender eventos que afetam o patrimônio e o resultado das empresas tanto em seu ambiente interno quanto externo.

Entender as mudanças estruturais advindas com a globalização sem perder de vista as realidades e riquezas regionais.

 

MERCADO DE TRABALHO
 

Terá competências e habilidades para atuar em abertura de empresas, tipos de sociedades, venda, produção, compra, estoques, receitas, despesas, custos, lucros, financiamentos, investimentos, estruturas de capital, fusões/incorporações/cisões, encerramentos de empresas, falências, auditorias (financeiras e contábeis) e consultoria empresarial, escrituração fiscal, controladoria e em todos os demais aspectos financeiros, econômicos, tributários e organizacionais de uma empresa.

Áreas de atuação dos profissionais: