Faculdade Santa Rita - A melhor faculdade da Zona Norte de São Paulo

BIOMEDICINA

 

Portaria nº 210, de 27 de março de 2004, publicada no DOU Nº 60 – Seção I – 28/03/2014 - P. 44.

 

Duração: 08 semestres
Integralização Mínima: 08 semestres
Integralização Máxima: 12 semestres
Período: Noturno

 

Inscreva-se

 

INTRODUÇÃO
 

As aulas são teóricas, teórico-práticas e de laboratório, além do ensino em situações reais de trabalho, possui corpo docente altamente qualificado e modernas instalações.
O profissional estará capacitado a exercer as funções de Biomédico na prática assistencial, pública ou privada, bem como as atividades tecnológicas e de pesquisa nas áreas compatíveis.
O curso articula a docência e a prática do conteúdo científico desenvolvidos em processos de educação formal e não formal, evitando-se a fragmentação do conhecimento.

Em seu processo de formação inicial o biomédico entrará em contato com diferentes abordagens, que articulem conhecimentos relativos a:

 

OBJETIVO
 

Capacitação de profissionais que atuem na área de Biomedicina por meio de uma formação generalista, técnica e holística que os habilite à realização profissional integrado com a vocação e a ética, capazes de contribuir para o bem-estar social e a saúde integral do ser humano.


PERFIL PROFISSIONAL
 

O egresso da FACEAS de Biomedicina é um profissional generalista, que deverá estar apto a desenvolver ações de biomedicina, visando à promoção, à preservação, à recuperação da saúde. Deverá ser capaz de operar com dados, planejar, organizar e desenvolver projetos de saúde referentes à sua área e gerenciar equipes. Com espírito de pesquisa, deverá ter habilidade para se autodirecionar na aquisição contínua do conhecimento. Deverá ser agente de mudança no cenário da biomedicina, por meio do desenvolvimento de uma consciência crítica, aceitando a responsabilidade social frente às mudanças sociais, enquanto cidadão.

 

A PROFISSÃO NA PRÁTICA
 

O curso de Biomedicina possui laboratórios de Microbiologia, Parasitologia, Imunologia, Hematologia, Biologia Molecular e de Laboratório de Análises Clínicas, onde o aluno sob a supervisão irá coletar material para análise, realizar exames bem como interpretá-los e emitir laudos clínico-laboratoriais. Nesse laboratório por meio da sua prática profissional aprenderá a selecionar e controlar a qualidade de reagentes e equipamentos, além de ter contato direto com pacientes, pois o laboratório presta atendimento à comunidade.

 

FOCO NA ÉTICA E NA RESPONSABILIDADE 
 

Os profissionais de Biomedicina serão preparados para atuar com seres humanos com objetivo de garantir o bem-estar da comunidade. As áreas de atuação são: análises clínicas, citologia oncótica, hematologia, análises moleculares, análises ambientais e análise por imagem, de acordo com os princípios éticos da profissão.

 

MERCADO DE TRABALHO
 

O mercado de trabalho para o biomédico é amplo com diversos campos da área da saúde. O profissional é qualificado para exercer várias profissões, no setor privado, há muitas oportunidades na indústria de produção de soros e vacinas, sendo que no setor público contribui para manter a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.

 

ATO AUTORIZATIVO
 

Portaria nº 210, de 27 de março de 2004, publicada no DOU Nº 60 – Seção I – 28/03/2014 - P. 44.